Taglines resumem a essência de uma marca e, quando bem pensadas, podem se tornar extremamente memoráveis.

“Feito pra você” 

“Energia que dá gosto” 

“A gente se liga em você”

Fora de contexto, as frases acima significam muito pouco. Ainda assim, é muito provável que elas te lembrem alguma coisa ou, pelo menos, soem familiares. Isso acontece porque essas frases, chamadas de taglines, “assinam” e acompanham lado a lado algumas das principais marcas que consumimos diariamente. Não entendeu muito bem? Então a gente te explica! 

 

O que é uma tagline? 

Uma tagline é uma “assinatura de marca”. Uma frase curta, de impacto, que resume a ideia geral de uma empresa, seja no sentido simbólico ou literal. Basicamente, o intuito é apresentar a essência da sua marca de forma sucinta e, principalmente, memorável. 

Vamos pensar, por exemplo, na frase “Feito pra você”, do Banco Itaú, mencionada anteriormente. Em apenas 3 palavras, a tagline reforça ideias importantes para a marca: personalização, humanização e proximidade

Mas calma! Assim como o nome e o logo, as taglines são um dos pilares fundamentais de uma marca, portanto, definir a sua exige um trabalho cuidadoso. Por isso é importante questionar: O que torna sua marca única? Por que e pelo que a sua marca seria lembrada pelo público-alvo? Essas são algumas das perguntas que você pode levar em conta para elaborar o tipo de mensagem que gostaria de passar na sua tagline.

 

Tagline não é slogan e vice-versa… mas se quiser, pode

Enquanto você lê esse artigo, é possível que tenha lembrado de alguns outros exemplos, certo? Como o “1001 utilidades”, da Bombril ou o icônico “Just do it”, da Nike. Mas não é bem por aí: todas essas frases citadas são slogans e, apesar da confusão comum, as duas coisas são ligeiramente diferentes. 

Tagline, como falamos no começo, é uma frase que concentra tudo aquilo que a marca quer passar para o público. Já o slogan está muito mais ligado à ideia de publicidade, da criação de campanhas de marketing em um período específico. Seria justo dizer, inclusive, que uma tagline segue uma proposta mais institucional, enquanto o slogan é promocional.

Porém alguns slogans são tão icônicos e efetivos em impactar o público e representar a marca que se tornam taglines. É o caso do “Think Different”, da Apple, em 1997, o qual teve seu surgimento com uma campanha publicitária, mas permaneceu pela sua grande conexão com a missão da empresa. Portanto, o que diferencia esses elementos é a intenção no momento da elaboração.

 

Mas por que ter uma Tagline? Quais são as vantagens?

A resposta é mais simples do que parece: uma boa tagline se destaca da concorrência e comunica, de forma direta e eficiente, aquilo que torna a sua marca interessante e a diferencia das demais. 

Sabe aquele ditado que diz que “a primeira impressão é a que fica”? Ter uma boa tagline significa gerar impacto, identificação e memória desde as primeiras interações com a marca. E, claro, o mesmo vale para o contrário: uma tagline ruim e pouco elaborada também pode impactar o seu público, mas não da maneira desejada.

 

E como faço para encontrar a minha tagline? 

Não é algo fácil, que simplesmente surge. Assim como o nome da sua marca e o logo, é um trabalho que exige bastante atenção, compreensão dos seus objetivos e principalmente do seu público: 

  • Conheça seu público – Antes de tudo, é necessário saber o que a empresa quer passar para o público. Por isso é importante realmente questionar, fazer perguntas e entender quem consome a sua marca e quem você gostaria que passasse a consumí-la.
  • Pesquise (e muito!) – Boas referências são chave em  qualquer processo criativo. Um benchmark, com empresas que apresentam um posicionamento parecido ou concorrentes com bons resultados precisam ser analisados. Assim, compreendemos o que funciona melhor no mercado, extraímos insights, alinhamos as expectativas e podemos esboçar as primeiras ideias.
  • Solte sua imaginaçãoBrainstorm! Como as taglines são pequenas frases e é preciso, com pouquíssimas palavras, resumir toda a alma de um negócio, a criatividade tem que estar em dia. Anotar ideias, discutir propostas com outras pessoas e encontrar aquelas que soem melhor ao ouvido. Mas, claro, que estejam de acordo com o que foi encontrado nas pesquisas.
  • Teste (ainda mais!) – Com tantas opções criadas, é hora de selecionar as que mais se destacaram. Com uma lista mais curta, é possível visualizar melhor os resultados e compará-los de forma mais assertiva. Teste as frases em comunicações e artes para experimentar as taglines em situações que vão ser usadas no dia a dia.

 

Conte com o apoio de profissionais

Não existe receita exata para encontrar a tagline perfeita para o seu negócio. Mas com certeza existem pessoas que podem te ajudar a chegar lá com muito mais agilidade e assertividade. E é para isso que estamos aqui! 

Na lab212, trabalhamos a 4 mãos, entendemos o seu negócio e colocamos a cabeça a todo vapor para encontrar uma frase que apresente sua marca de maneira eficiente, com impacto e que seja facilmente memorável. Se você quer investir na sua marca, clique aqui e conheça nossos projetos! 

Ou, se preferir… Entre em contato com a gente!
A gente te ajuda a encontrar a tagline ideal para sua marca. 🙂

Blogs recomendados

Lab212_Capa Blog_Como fazer a melhor festa de final de ano

6 dicas para fugir da mesmice na Festa de Final Ano da empresa

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.

lab212_Blog_Deepfakes-e-IA

Recriar pessoas com IA: quais os limites desta nova forma de comunicar?

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.

lab212_Blog_Manutenção

Problemas com WordPress? Saiba como otimizar seu site!

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.