Toda empresa precisa de um site. É um dos jeitos mais fáceis de ser encontrado online, principalmente quando pesquisam o nome da sua empresa. Também é a maneira mais eficiente de disponibilizar as principais informações institucionais, apresentar os serviços oferecidos e muito mais. 

Hoje, mais do que nunca, criar seu próprio site pode parecer a tarefa mais simples do mundo. Afinal, existem muitas ferramentas que simplificam esse processo para “leigos”, como é o caso do WordPress.
Porém, apesar de amigável ao usuário, criar um bom site e, mais do que isso, mantê-lo funcional e com uma boa experiência para o usuário, pode ser um verdadeiro desafio. Assim, algo que deveria ser mais simples, pode se tornar uma dor de cabeça para a sua empresa.

Antes de tudo: para que serve o WordPress?

Se você já tentou criar seu próprio site, certamente já ouviu falar no WordPress. Afinal, estamos falando de uma das plataformas de gerenciamento de conteúdo online mais populares no mundo inteiro. 

A grande vantagem do WordPress está, justamente, na praticidade. Sites em HTML precisam ser programados, em código, para praticamente qualquer função, enquanto o WordPress utiliza templates pré-programados que facilitam a edição, customização e atualização com muito mais agilidade e sem exigir tanto conhecimento do usuário.

Tanto em sua interface quanto em seu funcionamento, o WordPress é mais intuitivo e funciona muito bem para websites que precisam ser atualizados com mais frequência, seja para publicação de artigos e mudanças no conteúdo institucional (como adição e remoção de membros da equipe ou apresentação de novos serviços), além de facilitar a adaptação mobile e a integração de outras funcionalidades e APIs. 

Basicamente, o WordPress permite criar sites incríveis, customizá-los com a sua cara e agregar novos conteúdos da forma mais prática possível. Porém, nem tudo são flores e todas essas vantagens trazem também um desafio: a necessidade de manutenção constante.

O que é a manutenção para WordPress e por que ela é tão importante?

Imagine o seguinte cenário: você sabe que vai receber uma visita importante, mas a sua casa está completamente bagunçada. As janelas estão quebradas, a pia cheia de louça, a roupa toda amarrotada (alô, Péricles!)… 

Você adoraria que seu lar estivesse o mais bonito, organizado e seguro possível para receber os convidados, mas, por conta da sua rotina atarefada e dos seus compromissos de trabalho, não consegue tempo para cuidar da sua casa da melhor maneira possível. O mesmo acontece quando falamos do site da sua empresa. 

Acontece que o WordPress é colaborativo e gratuito. Com uma comunidade bastante ativa, permite a criação dos temas, templates e plugins que tornam a plataforma tão versátil para a criação de sites e gerenciamento de conteúdo. 

Por outro lado, isso também o torna mais vulnerável em termos de segurança, pois, com o código exposto, é mais fácil que ocorram invasões. Além disso, tantas funcionalidades pré-programadas podem “pesar” no desempenho do seu site e torná-lo mais lento, sem falar nas infinitas possibilidades de escolha que deixam qualquer um confuso. 

Essas situações são mais comuns do que parecem e é por isso que, como  toda tecnologia, o WordPress exige atualizações regulares para corrigir falhas, manter a segurança e adicionar novos recursos que possam contribuir com a experiência do usuário, atender às suas necessidades e manter o seu website eficiente, funcional e longe de maiores problemas.

Não é tão simples quanto parece…

Temas, plugins, backups, otimização… São muitas coisas para ficar atento. O grande desafio por trás de uma boa manutenção está no conhecimento necessário e na carga de trabalho para fazer acontecer. 

Por mais que a plataforma seja realmente intuitiva e amigável ao usuário, nem sempre as soluções para os problemas do seu site serão tão simples e podem exigir um entendimento maior sobre o WordPress e suas funcionalidades.

A carga de trabalho também é uma questão importante a ser levada em consideração. A necessidade de atualizações constantes e uma atenção especial ao seu site fazem com que a sua equipe desprenda mais tempo do que o necessário na manutenção, quando poderiam se dedicar mais ao seu core business.

Deixa seu site com a gente!

Calma! Apesar de trabalhoso, o WordPress ainda proporciona muito mais vantagens do que desvantagens para os usuários. Para que você possa manter o seu site funcionando da melhor maneira possível, sem sobrecarregar a sua equipe, a melhor alternativa, claro, é contar com o apoio de uma equipe profissional.

Na lab212, unimos conhecimento e expertise distintos dos nossos labers para agregar eficiência no dia a dia e proporcionar a melhor versão do seu site WordPress. Com um time especializado na plataforma, garantimos segurança, otimização e atualização constante, além de insights que vão contribuir com a experiência dos seus usuários e clientes. 

Trabalhamos com diferentes planos para atender desde as atualizações e trabalhos de rotina mais simples até as configurações mais complexas. Desta forma, somos capazes de entregar exatamente o que você precisa: um site mais qualificado e uma preocupação a menos para sua empresa.

Quer um parceiro para cuidar do seu site WordPress?

Com hospedagem, domínio e website desenvolvido em WordPress, já podemos começar! Com diferentes planos e escopos de trabalho, estamos prontos para absorver diversos tipos de demandas. E mais: ao entrar em contato, a sua empresa ganha uma primeira avaliação gratuita!

Blogs recomendados

Lab212_Capa Blog_Como fazer a melhor festa de final de ano

6 dicas para fugir da mesmice na Festa de Final Ano da empresa

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.

lab212_Blog_Deepfakes-e-IA

Recriar pessoas com IA: quais os limites desta nova forma de comunicar?

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.

Mão segurando papéis com o desenho de um celular e anotações ao redor

Wireframes: o 1° passo para um website funcional

Wireframes são como “esqueletos” para designers e desenvolvedores entregarem a melhor experiência para os usuários. Dê o primeiro passo para seu site de sucesso.