Quem não gosta de fazer aquele post de agradecimentos por chegar aos “não sei quantos” mil seguidores? Esse é um dos sinais de que a estratégia para as suas redes sociais está no caminho certo e, vamos ser sinceros, dá uma sensação boa em ver o números crescendo cada vez mais, não?
Contudo, existem pessoas que querem chegar nesse objetivo de qualquer maneira, até mesmo de formas artificiais. Todo mundo que mexe com o universo das mídias sociais conhece essa prática: a compra de seguidores! Mas o que ela é? Em termos simples, uma rede de contas controladas por bots começam a seguir determinada conta, dando a impressão de que seriam seguidores orgânicos.
Preços acessíveis e resultados imediatos podem até iludir, porém, não se engane, as contrapartidas são muito maiores do que aquela “sensação boa” que você pode sentir inicialmente. Quer saber que desvantagens são essas? Nós te contamos! Confira:
Monitorar suas métricas? Pode esquecer…
Um dos fatores mais importantes quando estamos avaliando a efetividade de nosso planejamento nas redes sociais é o engajamento. Como é possível saber se as postagens estão performando bem se uma parte considerável da base de seguidores não é real? Isso implica em você não ter ideia de se a estratégia traçada está impactando o público desejado.
Além disso, o baixo engajamento “diz” para o algoritmo da rede social que seus posts não estão sendo atrativos para a sua base, o que faz diminuir o alcance de seu conteúdo. A compra de seguidores, portanto, não apenas não ajuda, como prejudica todo o seu árduo trabalho.
Sua credibilidade vai sumir
Números maiores de seguidores podem passar um ar mais “oficial” para a conta, contudo, com a taxa de inclusão digital da população crescendo, fica cada vez mais difícil enganar de que todos são reais. Mesmo com o Instagram dando a possibilidade de esconder a quantidade de curtidas no post, ainda assim fica fácil de distinguir com base no número de comentários.
Vamos pensar juntos: que mensagem uma marca passa quando pratica esse tipo de ação? Confiável com certeza não. Os seguidores reais podem se sentir enganados e não enxergar um porquê de continuar acompanhando o conteúdo, prejudicando não apenas o planejamento traçado, mas a imagem que a marca tem perante ao público.
Seus dados podem estar em risco
Como esses seguidores falsos são bots, eles podem se aproveitar da lista de seguidores legítimos para disparar spams e links maliciosos em massa. Isso coloca em risco a segurança dos seus dados, mas, também, de toda sua base.
Acho que nem preciso falar que é melhor ficar longe desses serviços, né? Eles não são apenas “não oficiais”, como são proibidos dentro das plataformas.
Você pode perder sua conta
Isso mesmo! Essa prática de compra de seguidores viola os “Termos e Condições” das redes sociais, o que pode acarretar na suspensão da conta e, em casos mais graves, no banimento por completo da marca.
Não é benéfico para as redes sociais inflarem suas bases de usuários com perfis que essencialmente não existem. Por isso, rotineiramente fazem varreduras, deletando essas contas. Se suspeitarem que sua conta financia esses seguidores falsos, ela pode ser deletada, também.
Não pegue “atalhos”, faça um planejamento de primeira qualidade!
Acredito que todos esses motivos são mais do que suficientes para passar longe desses “vendedores de seguidores”, não é? Conseguir crescer nas redes sociais não tem segredo: um planejamento muito bem elaborado é o seu maior aliado nesse objetivo!
Mas como conseguir traçar uma estratégia digital para a sua marca? Aqui na lab212 temos os profissionais mais criativos e analíticos para pensar em todas as etapas de sua comunicação nas mídias sociais, desde o tom de voz, passando pela criação de postagens, até estratégias de impulsionamento para que sua mensagem chegue para cada vez mais pessoas. Quer saber como podemos te ajudar? Confira nosso projeto de presença digital para a Cat’s Best!