2020 começou e quase dois meses se passaram. As férias chegaram ao fim e o Carnaval já está na porta. Com a rotina voltando ao normal, é importante se manter atualizado e observar as tendências que rodeiam as áreas da comunicação. Afinal, acompanhar as mudanças e as novidades do segmento é essencial para conseguir destaque no mercado, e pode se tornar um diferencial para conquistar cada vez mais o seu público de interesse.

Portanto, preparamos este artigo para mostrar a principal tendência de cada uma das nossas quatro unidades de negócio. Vem com a gente!

Casa Editorial: os livros didáticos continuarão sendo o setor mais lucrativo e com maior número de exemplares vendidos, de acordo com a tendência apontada pela pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro de 2018, que será atualizada agora em abril.

Além disso, a partir deste ano, a BNCC promoverá uma série de mudanças a serem implementadas nos materiais. Entre elas, está a divisão dos livros escolares por Áreas de Conhecimento, e não por disciplina, aproximando-se do formato do ENEM e provocando maior integração entre conteúdos. Para a área de PNLD 2020, o destaque é a inclusão dos Projetos Integradores no Ensino Médio, estes buscam atribuir maior significado ao aprendizado em sala de aula, apresentando o conteúdo da forma como são aplicados no dia a dia e adequando-os às novas normas da BNCC para este ano. Para isso, é necessária a produção de novos livros, impressos e digitais, que farão parte da rotina escolar.

Produtora de Eventos: a transmissão em tempo real se tornou uma opção interessante para eventos corporativos. A ideia de conseguir visualizar o evento por meio de ferramentas como o Facebook, Youtube, Instagram e Hangout permite com que os organizadores ultrapassem a barreira da presença física, alcançando um público maior e de diferentes regiões, além de gerar novas possibilidades de engajamento e interação por meio de comentários e compartilhamentos.

Também podemos citar a projeção mapeada, uma nova maneira de atrair a atenção dos espectadores presentes no evento. Por meio dessa técnica, é possível projetar diferentes layouts e imagens para cada espaço do local onde o evento ocorrerá. É um método versátil capaz de substituir o uso de telões e habilita alternativas mais criativas para a projeção.

Agência Digital: nas diferentes redes sociais, cada plataforma abriga diferentes tipos de conteúdo e, consequentemente, diferentes seguidores. Sendo assim, ter uma boa abordagem multicanal significa se expressar na forma e no tom certo com suas diferentes audiências. O grande desafio é conseguir abordar um mesmo conteúdo, mas de diferentes formas.

No Instagram, rede social mais utilizada segundo o Social Media Trends 2019, existe uma forte tendência ao uso de storytelling na própria ferramenta de Stories, que permite inclusive a criação de filtros, quizzes e diversas outras formas de montagem de vídeo para explorar o formato. Realizar suas postagens em horários definidos, baseados em uma análise de dados do perfil da empresa em questão, aumenta as chances da sua página estar no começo da storyline dos seus seguidores, mantendo-se sempre nos destaques e gerando mais visitas nas publicações.

Estúdio Criativo: popular no exterior e conquistando cada vez mais os brasileiros nos últimos anos, o podcast traz um modo de se comunicar similar ao rádio, mas com maior variedade de conteúdo, formatos diferenciados, novas narrativas e a praticidade de consumo on demand, ou seja, a qualquer momento. Podcasts são uma boa ferramenta para atingir públicos de nicho, produzir conteúdo e atrair pessoas para a sua marca de forma mais natural.

E, quando o assunto é desenvolver conteúdo, não podemos esquecer também o visual, principalmente quando falamos sobre vídeos. Segundo a pesquisa Video Viewers, encomendada pela Google, o crescimento no consumo de vídeos online cresceu 165%, enquanto o de televisão cresceu apenas 25%. Além disso, 95% dos entrevistados costumam consumir esse tipo de conteúdo. Afinal, vídeos costumam carregar conteúdo relevante tanto visual como sonoramente atraindo e chamando a atenção de quem assiste para o tema que a sua marca quer discutir. É uma excelente oportunidade de mostrar aos visitantes da sua página o quão interessante e atrativo seu material pode ser.

 

E então, se sente preparado para 2020? Compreender esses novos padrões, mudanças e ferramentas pode transmitir maior confiança e credibilidade ao seu negócio, por isso, fique ligado!