Um bom projeto de comunicação é resultado de um extenso planejamento. É preciso pesquisar com afinco e aprofundar-se em tudo aquilo que pode ser essencial para compreender o negócio de cada cliente e o mercado em que atua, para que desta forma seja possível comunicar os valores da marca e atingir o público de interesse. Por conta da internet e dos meios digitais, surgem todos os dias novas plataformas e novos canais de comunicação. Isso significa também a emergência de outras vias para relacionamento e a demanda por marcas cada vez mais conectadas em diferentes ambientes. Saber explorar todas as possibilidades de forma conjunta e estruturada pode ser um desafio, mas que pode trazer uma série de benefícios para aqueles que executarem uma boa estratégia de comunicação integrada.
O que é comunicação integrada?
Toda e qualquer marca possui uma necessidade de comunicação. Essa necessidade pode se apresentar de diversas maneiras, porém, todas possuem um único propósito: impulsionar seu posicionamento de mercado. Se pensarmos que, atualmente, a comunicação envolve vários meios, mídias e canais diferentes pelo qual uma empresa se relaciona com seus clientes, é essencial saber dialogar em cada ambiente de forma consistente e contínua. Sites, redes sociais, telefone, chats, e-mails; todas essas vias precisam estar em sincronia com a estratégia e a identidade. Não basta apenas ocupar esses espaços, é preciso conectar os diferentes canais e explorar corretamente todas as possibilidades de interação, fortalecendo o relacionamento com os stakeholders, transmitindo os valores da marca e adequando os planos para atingir os objetivos de negócio com maior eficácia.
Portanto, comunicação integrada é, justamente, uma estratégia que busca atender a essas demandas comunicacionais do cliente, em todos os seus aspectos e etapas, de forma conjunta e interligada. Nesse tipo de projeto, um único fornecedor é responsável por ajudar a entender e a construir os diferentes pontos de contato entre uma marca e seu público alvo, unindo planejamento, linguagem, execução e análise dos processos com coerência e complementaridade. Por ser integrado, o trabalho não é dividido, mas sim, construído considerando considerando as diversas mídias e como elas vão se conversar. A proposta é que todas falem a mesma língua e sigam o mesmo planejamento, implementando o posicionamento da marca em todas as instâncias em que atua, para que seu público possa entender com clareza a identidade do seu negócio, sua missão e o que você pode oferecer de melhor.
Quais as principais vantagens para o cliente?
Para entender melhor como uma estratégia de comunicação integrada pode beneficiar uma marca, conversamos com Eduardo Bonini, gerente de projetos aqui na lab212. Bonini explica que desenvolver um projeto de comunicação de forma conectada, com um único fornecedor, ajuda no entendimento do negócio e das necessidades do cliente, permitindo elaborar um plano completo para atração de prospects, manutenção de clientes e fortalecimento da marca no mercado alvo. “A comunicação integrada contribui no sentido de conseguir potencializar a presença do cliente no mercado, melhorar a forma de se expressar e de se relacionar com o mercado alvo, além da questão operacional, porque também é interessante trabalhar com um fornecedor que consegue planejar, entregar, realizar e implementar essa comunicação de forma integrada, facilitando o gerenciamento e os resultados desse processo”, aponta. “Isso só é possível porque o trabalho integrado nos coloca numa posição de imersão mais profunda e potente para entender o cliente”. Além disso, Bonini também conta que um plano de comunicação integrada também facilita o desenvolvimento do trabalho com maior praticidade e eficiência, justamente por agir de forma complementar e contínua em cada etapa do projeto. “Você tem um fornecedor só, que vai fazer essa imersão, vai entender sua estratégia e vai te acompanhar nesse processo, então tem uma questão operacional importante”, aponta.
A Rox Partner é uma empresa de tecnologia especialista em dados e analytics. A parceria com a lab212 começou apenas com um website, mas rapidamente evoluiu para um extenso projeto de comunicação, contemplando conteúdo, arte e tecnologia. Nosso objetivo, agora, é acompanhar a Rox Partner em sua nova fase, elevando-a a um novo patamar de posicionamento no mercado digital. “Criamos um site bem legal, que teve uma repercussão muito boa, e como temos essa demanda de marketing, acabamos estendendo todo o braço de comunicação com a lab212”, relata Marcos Teixeira, CEO e Co-founder da Rox Partner. “Como não temos essa experiência de marketing, isso tem nos ajudado bastante. Temos colocado bastante expectativa nesse processo de reestruturação de todo o setor de comunicação”
Assim, elaboramos uma estratégia para trabalhar na atração de prospects e construção da presença de marca, visando torná-los ainda mais conhecidos no mercado, gerando conteúdo de interesse para que a Rox Partner possa atingir seus objetivos. O projeto abrange gestão de redes sociais, como criação de posts, investimento e impulsionamentos, campanhas de divulgação de ações para captação de leads, redação e disparo de e-mails, criação de peças gráficas, edição de textos e artigos, desenvolvimento de website e, claro, análise de resultados para estudo e adaptação do projeto. Como resultado, conseguimos impulsionar a presença digital Rox Partner, criar uma identidade visual e linguagem sólidas e aumentar significativamente o desempenho da marca no site e nas mídias sociais, orientando uma readequação completa da forma como a Rox Partner se comunica com seu público de interesse. “No começo, éramos muito amadores nesse sentido, e sentimos que houve um ganho de profissionalismo com o time da lab212, principalmente no fortalecimento da marca”, aponta Marcos. A gente conseguiu, com a ajuda de vocês, mostrar para o mercado que temos uma empresa nova e com uma marca forte, que está começando a ficar muito conhecida. Têm sido um projeto a 4 mãos bem bacana.
Como a lab212 trabalha?
Aqui na lab212, nenhum projeto de comunicação fica restrito a um único segmento. Somos uma equipe multidisciplinar, com setores e formações diversas, alinhados para cuidar de cada parte do projeto com consistência e coerência. Trabalhamos num formato de grupos criativos, que agem coletivamente para desenvolver e implementar a estratégia de forma integrada, unindo conteúdo, criação visual, tecnologia, ferramentas digitais e planejamento. Além disso, contamos com uma grande equipe de colaboradores, que nos ajudam diariamente a criar peças e ações de marketing que atendam às diferentes demandas da marca. Tudo isso é feito sempre em contato próprio com o cliente, desenvolvendo esse trabalho a quatro mãos. Assim, nossos labers e colabers podem identificar as necessidades e os desejos para adaptar os projetos de acordo com cada objetivo de curto, médio e longo prazo. “Não é só olhar um retalho, é olhar o todo e desenvolver o trabalho desta forma. Com isso, conseguimos entregar mais estratégia para o cliente e, consequentemente, levantar mais resultados”, finaliza Bonini. Para saber mais sobre nosso jeito de trabalhar, basta clicar aqui e acessar nosso portfólio!