Rebranding: as vantagens de repensar sua marca

Você já se perguntou o que torna uma marca realmente memorável? O que todas aquelas empresas que não conseguimos tirar da cabeça têm em comum? Existem inúmeras respostas para essa pergunta, mas podemos resumir com uma única afirmação: empresas de sucesso constroem marcas fortes.

Não estamos falando apenas de um bom nome ou de um logo bonito. É, especialmente, a capacidade da empresa de contar a sua história para seus clientes, tanto os atuais quanto os potenciais. Afinal, a comunicação de um negócio deve evidenciar sua história, ao mesmo tempo que abrir caminho para novas ambições

Pode parecer óbvio, mas isso nem sempre é tão claro. A sua empresa, talvez, até saiba a direção que quer seguir, mas não necessariamente o caminho certo para chegar ao objetivo desejado. Se o logo, a tagline, o site e os canais de comunicação não expressam claramente sua identidade e posicionamento, é provável que a solução seja um projeto de Rebranding.

O que é Rebranding?

O termo “Rebranding” pode ser traduzido, simplesmente, como “Reformulação de Marca”. A proposta é fazer exatamente o que o nome sugere: reformular a forma como uma empresa expressa sua identidade, com a intenção de reforçar a imagem desejada, enriquecer sua reputação e aumentar os vínculos entre a marca e seus stakeholders.

É muito mais do que fazer algumas alterações na identidade visual já existente e, portanto, exige planejamento estruturado e um longo processo de imersão para desenvolver novas estratégias, que vão potencializar o posicionamento do negócio: o que a empresa é, o que faz, quem atende e com qual propósito.

Todo projeto de renovação de marca é pensado de acordo com a evolução e as mudanças ocorridas ao longo de sua trajetória. Aí, é preciso adaptar as expressões passivas (marca, desenho do site, logo) e ativas (posts, conteúdo, linguagem). A reformulação pode ser mais robusta, redefinindo toda a identidade visual e comunicação da empresa, mas também pode ser mais sutil, trazendo uma simples atualização, com implementação de algumas novidades, sem a necessidade de elaborar uma nova marca.

Como funciona?

Antes de qualquer coisa, o primeiro passo é ter em mente, e muito bem definido, o motivo pelo qual a empresa vai passar por um processo de Rebranding. É preciso considerar cada elemento que compõe a marca e elaborar ações com base em experimentação e pesquisa de mercado. As mudanças, então, podem ser feitas de forma radical, de uma vez só, ou gradual, implementada aos poucos.

Trabalhar a identidade visual e comunicação de forma geral, posicionar a sua marca em canais de mídia relevantes e monitorar o público são os passos principais de um plano do Rebranding. Mas, no fim das contas, podemos simplificá-lo em 4 etapas:

Case – Ponto Futuro

A Ponto Futuro é uma grande parceira da lab212. Nascemos praticamente juntos, em 2010, e desde então, desenvolvemos diversos projetos em conjunto. Ao longo dos mais de 10 anos de atuação no ramo de consultoria estratégica, eles desenvolveram uma grande experiência técnica e prática em Ciências de Dados e Ciências Comportamentais, dois campos distintos, mas que se complementam para entregar uma solução única no mercado. O problema, porém, é que a marca não expressava claramente seu grande diferencial. Assim, demos início ao projeto de Rebranding da Ponto Futuro. 

“Após 10 anos de existência, a Ponto Futuro sentiu que precisava atualizar sua marca e processo de comunicação. Outro ponto era explicar o que faziam de forma mais direta, pois o nome não remete diretamente à consultoria e, muito menos, às especialidades deles (Ciência Analítica e Ciências Comportamentais). Propusemos uma estratégia de posicionamento baseada no DNA da empresa e, especialmente, que reforça seu diferencial em relação às outras consultorias.” – Eduardo Bonini, Coordenador de Planejamento da lab212.

Na etapa inicial do projeto, realizamos uma imersão com o público interno, com clientes e prospects para entender melhor os valores e atributos primordiais da empresa, assim como a forma como esta era vista e reconhecida no mercado. Como resultado, descobrimos que boa parte do público desconhecia o fato de que a Ponto Futuro trabalhava com estes dois segmentos, e a imagem da marca estava muito mais atrelada à figura dos sócios do que à própria empresa

Depois de um longo processo de pesquisa, criação de conceito e, claro, muito trabalho, redefinimos a comunicação da Ponto Futuro para transmitir a excelência que a marca adquiriu ao longo desses 11 anos de história, reforçando sua presença e demonstrando sua ambição em buscar novos objetivos. A ideia foi trazer a criatividade, a modernidade e, principalmente, a maturidade da marca, reforçando seu principal diferencial. Assim, auxiliamos no início de uma nova fase da Ponto Futuro, representando a marca com muito mais precisãoimpacto e com a mesma confiança que eles transmitem aos clientes.

“O trabalho da lab212 foi muito além da criação de logos e identidade visual. Eles efetivamente pesquisaram com profundidade e nos ajudaram a definir os atributos da marca e o próprio posicionamento da empresa. O projeto ofereceu a melhor reflexão estratégica nos mais de 10 anos da Ponto Futuro.”

Guilherme Lima, Ponto Futuro

Preloader image