Ponto Futuro: inteligência analítica e comportamental

A parceria entre
lab212 e Ponto Futuro

A lab212 e a Ponto Futuro nasceram praticamente juntas e, desde nosso surgimento, realizamos diversos projetos em parceria. Em 2020, a Ponto Futuro completou 10 anos e nos procurou para que fizéssemos seu Rebranding. A intenção era renovar a marca por completo, visando comunicar com clareza a expertise e os diferenciais da empresa, que mescla Ciência de Dados e Ciência Comportamental para desenvolver estratégias de consultoria.

“Com a renovação da marca, mostramos que a Ponto Futuro não é mais uma consultoria de pequeno porte; ela é uma consultoria com corpo, que integra a expertise dos sócios em dois segmentos distintos.”

– Arthur Guimarães, Sócio da lab212 e Especialista em Marketing Digital

Desafio

Rebranding é quando uma marca replaneja e recria sua identidade visual e verbal, e posicionamento, com a intenção de reforçar sua imagem e comunicação. No caso da Ponto Futuro, cada um dos sócios tem uma expertise:

Foto de Guilherme Lima da Ponto Futuro

Guilherme Lima
especialista em Ciência Comportamental

Foto de Ricardo Molero da Ponto Futuro

Ricardo Molero
especialista em Ciência de Dados

O trabalho da empresa é exatamente a junção das duas áreas.

Ícone da Ponto Futuro de uma cabeça olhando para o lado direito

Concorrência
Ciência Comportamental
ou Ciência de Dados

Ícone da Ponto Futuro com duas cabeças, cada uma olhando para um lado

Ponto Futuro
Ciência Comportamental e
Ciência de Dados em um lugar só

Contudo, a comunicação anterior – de modo geral – não refletia isso.
A pesquisa feita entre os clientes da marca mostrou que alguns deles não sabiam que a empresa executava os dois serviços.
A reformulação da comunicação reflete o que é a Ponto Futuro por demonstrar a expertise que a marca adquiriu ao longo desses 11 anos, retratando também a ambição da empresa para o futuro. A ideia foi evidenciar todas as qualidades que a marca oferece aos seus clientes.

“O projeto foi pensado para demonstrar o diferencial, a expertise e senioridade da Ponto Futuro já no logo.”

– Juliana La Bella, Diretora de Arte da lab212

Como a lab212 executou o projeto?

O primeiro passo foi realizar pesquisas de marca com os principais stakeholders (sócios, colaboradores e clientes) da Ponto Futuro – assim, foi possível que entendêssemos a visão que as pessoas tinham da marca e como traduzi-la para nova linguagem visual e verbal, ainda dentro dos conformes já estabelecidos pela empresa. Analisamos as possibilidades e encontramos um conceito único, mas ainda integrado ao mercado de consultoria – mantendo a empresa dentro do sistema, ao mesmo tempo que reforçando sua identidade construída ao longo dos 11 anos de existência. Apresentamos para os sócios, que conseguiram enxergar o novo caminho que queriam seguir com a reformulação; que nós, da lab212, estamos elaborando e implementando desde então.

“Acho que, se nós tivéssemos apresentado apenas diversas pesquisas e relatórios, não teria sido tão fácil para eles escolherem o novo posicionamento quanto foi, ao verem um vídeo já esquematizado com o conceito planejado especialmente para eles. Para os sócios, no momento, foi muito óbvio.”

– Beatriz Guimarães, Sócia da lab212, Chefe de Redação e Planejamento e Especialista em Conteúdo

O projeto contou com a criação de:

Redesign de marca

  • Elaboração de conceito
  • Criação de logo
  • Criação de identidade visual
  • Produção de vídeo institucional

Criação de material institucional

  • Novo site 
  • Library de PowerPoint
  • Assinatura de e-mail
  • Enxoval de redes sociais

“Papelaria” e aplicações 

  • Papel timbrado
  • Cartão de visita
  • Caneca
  • Entre outros

Identidade Visual

Animação da logo da Ponto Futuro

Conceito

“A velocidade cresce em ascendência usando do que há de mais arrojado da contemporaneidade para nunca parar, já que subir é movimento gradual e constante. Entretanto, o desafio de se agigantar está na permanência que só se é conquistada por quem estabiliza os pesos, entende os mundos, enxerga números nos pensamentos e pensamentos nos números e encontra na própria disrupção sua estabilidade.”

“Pensamos em seguir a linha de caminhos novos, movimento, chegar a algum lugar e olhar de perto para descobrir algo além (Find a way, look closely and beyond, get there). “

  • Terminação em diagonal: movimento em direção a um único caminho
  • Tons: essência da marca (originalidade através do laranja, excelência e expertise pelos tons escuros)
  • Personalização da letra:  originalidade
  • Linhas: movimento, aproximação, direcionamento para o caminho que está sendo traçado
  • Quebra do ângulo reto: tornar a marca mais amigável

Logo

1 O Símbolo é um ponto de destaque no nome, representa a capacidade da marca de ir além, ao mesmo tempo que projeta os novos caminhos a serem traçados. É o deslocamento a um objetivo grandioso, ou seja, o trajeto ao ponto futuro.

2 A Tipografia foi modificada para refletir a ideia de que, apesar da Ciência de Dados ser uma expertise que nos fornece informações exatas, não podemos nos esquecer do lado humano da equação, presente na Ciência Comportamental. Suas formas personalizadas trazem originalidade para a marca, sem perder a sofisticação das linhas mais finas.

Conceito da logo Ponto Futuro

3 A Tagline agrega ao logo o principal diferencial da Ponto Futuro: a união das duas expertises dos sócios.

Cores

Cinzas: cores de suporte, sensação de uma empresa atual e conectada. Cores constantemente, relacionadas à soluções e inovação.

Alaranjados: capacidade da marca de ir além, trazer clareza e precisão em cada consultoria, sensação de credibilidade.

Tons escuros: expertise dos sócios e funcionários e a seriedade com que é feito o trabalho.

Telas de páginas do site da Ponto Futuro

Desenvolvimento de website

Desenvolvemos um site do zero, claro e responsivo, totalmente de acordo com a nova identidade criada para a marca. Aplicamos a identidade visual, trazendo a nova paleta de cores, estilo de apresentação, iconização, elementos gráficos que trazem um ar mais moderno e personalizado. O website agora é bem atrativo visualmente; o conteúdo objetivo apresenta com clareza o que as soluções entregam. A arquitetura de navegação visa facilitar a compreensão e interesse de novos clientes e profissionais interessados em fazer parte da empresa.

Site da Ponto Futuro aberto em diversos dispositivos
Animação mostrando site da Ponto Futuro
  • Aplicação de identidade visual e elementos que compõem a marca
  • Criação de aba para divulgação de insights
  • Elaboração de gráficos e esquema para maior dinamismo
  • Iconização relacionada ao discurso da marca
  • Tratamento e edição de imagens
  • Espaço para divulgação de vídeo institucional
  • Divulgação de meios de contato e formulário de newsletter
  • Elaboração, edição e revisão de conteúdo

Planejamento e campanha de lançamento nas mídias sociais

  • Estudo de classes de conteúdo relevantes
  • Elaboração de grades de conteúdo e proposta de publicações
  • Impulsionamento de posts específicos nas mídias digitais
  • Criação de arte, conteúdo e vídeos em motion para a campanha de lançamento
Página de publicações do Linked-In da Ponto Futuro

“A sua marca não é só um logo, então toda a comunicação tem que ser estruturada em todos os âmbitos e canais que possam ser acessados para fazer contato com seu público. Conseguimos trabalhar diversas áreas – conteúdo, criação e tecnologia, de forma integrada -, o que faz total diferença para o cliente.”

– Beatriz Guimarães, Sócia da lab212, Chefe de Redação e Planejamento e Especialista em Conteúdo

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